DIMPNA

Saiba mais sobre a Dimpna Neurologia Avançada.

DIMPNA é uma policlínica, ou uma clínica com hospedagem suficiente para pessoas com problemas de mobilidade poderem passar curtos períodos de tempo, enquanto fazem procedimentos de diagnóstico e tratamento de doenças graves da área do sistema nervoso, seja na própria clínica ou em locais de trabalho de profissionais de nossa indicação, que tem nossa confiança, que respeitam nossos pacientes como nós respeitamos.

Em 2022 celebramos os 40 anos de funcionamento da clínica da rua Padre Anchieta, os 40 anos de trabalho do Dr Paulo Rogério como neurologista em Curitiba, e os 70 anos de formatura do Dr Paulo Orlando, o pai.

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Em 1948 o croata Mateus Mudrovitsch e sua esposa alemã Bertha Pöting Weinske construíram, com empréstimo da Caixa Econômica Federal, a casa de 190m² na rua Padre Anchieta, em Curitiba, Paraná, Brasil. A história da clínica que ocupa a construção inicia quando Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt e Paulo Roberto Miranda Sandoval, chegando de Londres e Rio de Janeiro, abriram em abril de 1982. Logo se instalaram na casa vários conhecidos retornando a Curitiba após pós-graduações, como Léo Cardon, Ricardo R. Seixas, Ricardo C. R. Moreira, Júlio C. U. Coelho, Paulo R. F. Rossi, Ruth Graf e Antônio J. S. Dourado. Também as neurologistas Ana Marlene Gorz e Ana Cristina Gabardo, a fisioterapeuta Lucymara Silva, quando o local se chamava Centro de Diagnóstico de Curitiba S/C Ltda. Logo foram fundados o Centro-Dia Clínica de Recuperação, o Centro de Reabilitação de Curitiba, a Unidade de Fisioterapia, a Unidade de Psicologia, e a Unidade de Neurologia Clínica, todas sociedades civis. Em 1985 foi credenciada pelo MEC a Residência em Neurologia e foram iniciadas testagem neuropsicológicas com Mônica Bigarella, Maribel P. Doro e Maria Joana Mader no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde em 1987 foi aberto um pequeno laboratório de eletroencefalografia. Grande parte das pessoas envolvidas tinham sua atividade hospitalar no Hospital Nossa Senhora das Graças em 1982, onde o grupo neurológico chegou a ter uma área de 130m2, nos anos 1990.

Logo Coelho, Moreira, Rossi, Graf, Dourado, Silva e Cardon se instalaram em clínicas especializadas ou próprias, e neurologistas da UNC tomaram conta da casa. Em 1988 houve uma primeira reforma estrutural da casa construída em 1948. Em 1991 ali estavam Bittencourt, Cleverson M. Garcia, Thereza C. Winckler, Pedro A. Kowacs, e Ricardo e Alaídes R. Seixas.

Entre 1992 e 1993 saíram todos, e Bittencourt iniciou nova equipe com Paulo J. M. Leite, Marcos C. Sandmann, Milton M. de Bittencourt Jr., Edson R. Piana e Eduardo Hümmelgen. Foram fechadas ou vendidas as participações da UNC em outras clínicas, concentrando a atividade do grupo em neurologia e neurofisiologia, com dedicação especial ao sistema nervoso central. Em 1994/95 foi feito o estacionamento e iniciado um amplo programa de compra de equipamentos neurofisiológicos digitais, que resultaram na formação do mais completo laboratório de eletroencefalografia do Brasil em 1996, incluindo o primeiro laboratório de sono do estado do Paraná. Foram instalados sistemas digitais de apoio diagnóstico e revisão bibliográfica para complementar a biblioteca da UNC. Em 1997 Leite montou consultório próprio, a fonoaudióloga Rosana Lenzi e a psicóloga Eliane M. Ferraz passaram a executar testes de neuropsicologia na Padre Anchieta. Ao mesmo tempo se impulsionava o aspecto empresarial da UNC, com produção de amplo material de apoio visual e obtenção do alvará de clínica e do registro da empresa no Conselho Regional de Medicina. Em 1997, Bittencourt adquiriu de sua mãe Udine, filha dos construtores, o que faltava do imóvel e estabeleceu a clínica da rua Padre Anchieta com salas individuais para os profissionais, uma suíte de eletroencefalografia e sala de Neuropsicologia. Em março de 2001, a clínica executava até 10 atendimentos simultâneos, com a secretária e recepcionista Denise, a administradora Maristela, a funcionária de manutenção Maria, as técnicas de EEG Teresa, Denise e Patrícia. Com confecção de laudos e relatórios, secretaria e administração informatizada, comunicações por 7 linhas de telefone e uma para fax e e-mail, a clínica facilitava a qualidade de vida de clientes e prestadores de serviços.

A constante evolução dos processos no setor de saúde sempre foi característica da Unineuro, que viria a ser a Dimpna, com a contínua introdução de novas modalidades de diagnóstico e tratamento, muitas vezes com pioneirismo continental, refletida em mais de 250 publicações e mais de 350 participações em eventos científicos, e na organização de mais de 50 eventos científicos, a maioria internacional. Durante nossa existência hospitais criaram e deixaram de ter residências, estágios, centro de estudos, grupos de pesquisa. O interesse científico precisou ficar prático, comercial. Grandes hospitais foram complementados por clínicas que cresceram e se prepararam para realizar procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.

Inesperadamente, já conhecida como UNINEURO, a clínica da rua Padre Anchieta tornou-se um fenômeno polêmico internacional com o advento dos pré-transplantes, tratamentos de quimioterapia de alta dose para esclerose múltipla e doenças imunológicas. Foi uma turbulência semelhante à introdução de outras novidades, como a cirurgia de epilepsia em 1995. Uma ampla reforma em 2005 acomodou as consequências estruturais, funcionais e conceituais destas mudanças. A casa da clínica mudou radicalmente, assim como as licenças sanitárias e o relacionamento com parceiros, clientes e provedores de saúde.

A reforma estrutural de 2005 e outra de aparências e trânsito em 2012 deixaram a clínica montada em 500m2 de área em uma região calma e central da cidade, com estacionamento próprio e ambiente climatizado, reconhecidos pelas autoridades relevantes. A casa tem um sistema de segurança que não permitiu acidentes ou problemas desde que foi instalado. Em 2012 comemoramos 60 anos de formatura de Paulo Orlando Mader de Bittencourt, e 30 anos de trabalho em Curitiba de Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt, na mesma clínica da rua Padre Anchieta. Neste mesmo período, mudamos o nome da clínica para DIMPNA. Estabelecemos nossa capacidade de oferecer estadia, conforto e mobilidade às pessoas que nos procuram. Seguindo a evolução natural do trabalho da clínica, estaremos cada vez mais nos aproximando da realidade do pequeno hospital que o Dr Paulo Orlando, o pai, tinha em Ourizona, no norte pioneiro do Paraná, na década de 50. A família morava em uma casa anexa ao hospital. Também estamos nos aproximando do modelo da Medical Unit do Chalfont Centre for Epilepsy, onde Dr Paulo Rogério aprendeu a trabalhar, nos arredores de Londres. O Centro-Dia Clínica de Reabillitação, uma clínica de 10 leitos acomodada em uma casa no Jardim das Américas na virada da década de 1980 para a de 1990, foi uma versão antiga destas insituições, modelos da clínica da Padre Anchieta.

DIRETOR TÉCNICO MÉDICO

DR. PAULO ROGÉRIO MUDROVITSCH DE BITTENCOURT
CRM PR 5259    CRM SC 7499

Cidadão Benemérito do Estado do Paraná (lei de 2008)

  • Nascido em Curitiba em 4/12/1953

Formação

  • Colégios Bom Jesus e Santa Maria, Curitiba-PR;
  • Médico em 1976 pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR
  • Pesquisador e Residente em Medicina Interna, Neurologia, Farmacologia Clínica e Epileptologia, The National Hospital for Neurology and Neurosurgery, Londres, de 1977 a 1981;
  • PhD em Neurologia pelo Institute of Neurology, University of London, 1981;
  • Professor Titular de Neurologia (título obtido em concurso em dezembro de 1991 na  UFPr. Detalhes em  http://www.jusbrasil.com.br/diarios/945363/pg-17-secao-3-diario-oficial-da-uniao-dou-de-15-01-1992 )

Posições Clínicas

  • Chefe do Serviço de Neurologia (1982-2002) do Hospital N. Sra. das Graças
  • Chefe do Serviço de Neurofisiologia (1987-2001);
  • Coordenador do Programa de Cirurgia de Epilepsia (1993-2001);
  • Membro fundador do Programa do Sono (1995-2001) do mesmo Hospital;
  • Diretor clínico, Unidade de Neurologia Clínica Ltda (1987-2011) e Dimpna (2011);
  • Neurologista dos Hospitais Nossa Senhora das Graças (1982), Santa Cruz (1982) e Vita (1997), Curitiba-PR.

Títulos registrados nos CRMs do Paraná (5259) e Santa Catarina (7499)
(revalidados em dezembro de 2008)

  • Especialista em Neurologia (1982); RQE 1685
  • Especialista em Neurologia Infantil (1983); RQE 4066
  • Especialista em Eletroencefalografia (1998); RQE 8513
  • Especialista em Neurofisiologia Clínica (1998); RQE 8536.

Membro de Organizações Profissionais (exige titulação profissional)

  • Membro da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas (Associação Médica do Paraná);
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica;
  • Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia;
  • Fellow da Academia Americana de Neurologia;

Posições Institucionais

  • Presidente da Liga Brasileira de Epilepsia, 1986-88 e 88-90;
  • 1º vice-presidente da Liga Internacional de Epilepsia, 1989-93;
  • Secretário-geral do Congresso Internacional de Epilepsia, Rio, 1991;
  • Coordenador, Comissão de Doenças Tropicais da Liga Internacional contra Epilepsia, 1989-93 e 1993-97;
  • Membro, Comissões de Planejamento (1989-93, 1993-97), Drogas Antiepilépticas (1993-97) e Estratégias Terapêuticas (1997-2001) da Liga Internacional Contra Epilepsia;
  • Membro das Comissões de Ética Médica (fundador, 1988-90), Padronização de Medicamentos (1991-1998), de Transplantes (1997-2001) e de Ética em Pesquisa Médica (1998-2005) do Hospital Nossa Senhora das Graças;
  • Membro do Conselho Médico da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla desde 1985;
  • Mantenedor, através da Unidade de Neurologia Clínica Ltda, de Comissão de Ética em Pesquisa Médica autorizada formalmente pelo Conselho Nacional da Saúde, de 1990-2005
  • Membro do Subcomitê em Funções Corticais Superiores da Federação Européia de Sociedades Neurológicas, de 2006 a 2015; do Departamento Científico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia desde 2008; da Seção de Epilepsia e da Seção de Reparo Neurológico e Reabilitação da Academia Americana de Neurologia desde 1996 e desde 2010;

Produção Científica, Publicações, Palestras

  • Mais de 150 artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados entre 1981 e 2008, 60% em publicações internacionais (peer-reviewed);
  • Mais de 300 apresentações em congressos médicos nacionais e regionais na Europa, Américas do Norte, do Sul e Central, e Ásia;
  • Conferencista convidado da maioria dos congressos brasileiros e mundiais de Neurologia, Neurofisiologia Clínica e Epilepsia entre 1981-1999;
  • Professor Convidado (Visiting Professor) de universidades na Inglaterra, País de Gales, Ohio, Califórnia e Zambia;
  • Fundador, editor e membro do Conselho Editorial de Revistas Neurológicas no Brasil, Colômbia, México, USA e Inglaterra.
  • Mantenedor dos sites unineuro.com.br e dimpna.com
  • 8 livros publicados, sobre doenças neurológicas para pessoas não especializadas, assuntos de gerenciamento pessoal, história e coletâneas de artigos publicados na grande mídia.

Biografia pessoal publicada anualmente no Marquis Who´s Who in the World, no Who´s Who in Medicine, no Who´s Who in Science and Engineering, desde 1995.

MÉDICOS

DRA. JARISE GOUVÊIA SANTOS

Pediatra e Neurologista– CRM 15855, RQEs 11040 e 11209

  • Médica pela Universidade Federal do Paraná, Residência Médica em Pediatria – Hospital Infantil Candido Fontoura – SP;
  • Residência Médica em Neurologia – Hospital Nossa Senhora das Graças – PR;
  • Palestrante dos Cursos de Neuro-psiquiatria UNINEURO;
  • Neurologista e Pediatra da DIMPNA – Unidade de Neurologia Clínica desde 1999;
  • Estudos na área de Neurologia Infantil e Neurologia com enfoque em Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica.

DRA. CAROLINA BARRETO BERTINATO

Médica Acupunturista – CRM 20773 RQE 15857

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2004). Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2006). Especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2006). Especialização em Acupuntura pelo Centro de Estudos de Acupuntura do Paraná (CESAC-PR) e Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura seção Paraná (SMBA-PR) (2007), com Título de Especialista em Acupuntura (TEAC) pelo Colégio Médico de Acupuntura (CMA) e Associação Médica Brasileira (AMB) (2008). Especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) (2009). Especializada em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Tanatologia pelo Instituto Pinus Longaeva Saúde e Educação. Médica Clínica e Acupunturologista do Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Clínica Dimpna/Unineuro (Diagnóstico e Investigação, Medicina e Pesquisa, Neurologia Avançada). Tem experiência em Medicina, atuando principalmente nas áreas de Clínica Médica, Acupuntura, Medicina da Dor, Nutrologia e Saúde Mental.

PSICÓLOGAS

VERONICKA SEEGMUELLER

Psicóloga – CRP 08/13159

Formada em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista em Psicopedagogia (UTP), Avaliação e Reabilitação Cognitiva (PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental Níveis I, II e III) e Mediação pelo Hadassah – Wiso – Canadá Research Institute/ Jerusalém – Israel /Centro de Desenvolvimento Cognitivo e Social de Curitiba. Realizou trabalho em psicologia hospitalar – ênfase em UTI, coordenação dos ambulatórios de tabagismo e violência sexual e estudos em Tanatologia. Atua na área clínica com avaliação e reabilitação cognitiva; Psicoterapia; Trabalho com grupos de Apoio; Palestras e treinamento de pessoas.

ELIANE FERRAZ

Psicóloga – CRP 1535/08

Há 25 anos atua como Psicóloga Clínica em consultório e hospital geral sob enfoque interdisciplinar, com formação inicial em psicanálise pela Biblioteca Freudiana e há 15 anos Especialista em Terapia Sistêmica de Família. Pioneira em psicologia em hospital geral: 1983 a 1988, Hospital Santa Cruz e Hospital das Clínicas da UFPR; 1988 a 1989, Hospital Nossa Senhora das Graças; 1998 a 2002, Hospital Angelina Caron. Há 20 anos responsável técnica realizando Avaliação Neuropsicológica na UNINEURO e integrando a equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação de Curitiba. Consultora em Gerenciamento do Estresse, com certificação pela Universidade de Arlington, Texas – ISMA -Brasil.

FISIOTERAPEUTAS

CLÁUDIA REGINA SCAVAZZA

Fisioterapeuta – CREFITO 32919

Formada pela PUC desde 1999, especialista em Fisioterapia em Neurologia pela PUC em 2001. Curso de Shiatsu para Profissionais de Fisioterapia e pós-graduanda em Acunpuntura. Palestrante dos Cursos de Neuro-psiquiatria UNINEURO. Estudos realizados nas áreas de Distúrbios do Movimento, Cefaléia Tensional, Esclerose Múltipla, Parkinson, Mal de Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica.

JESSIANE KOCH

Fisioterapeuta – CREFITO 99698

Formada pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) em 2007 e especialista pelo Instituto Brasileiro de Terapias e Ensino (IBRATE) em 2008. Pós-graduanda em Acupuntura pelo Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES). Curso de flexibilidade e Isostretching para fisioterapeutas. Possui experiência no tratamento de pacientes com distúrbios respiratórios e em pacientes graves em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

Quer saber mais sobre a Clínica? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.
Nossa equipe está pronta para atendê-lo.
Você também pode aproveitar para enviar sugestões, críticas ou elogios.

DOWNLOAD SKETCHUP

BLOCOS 3D

VIMME DESIGN – COLOQUE SEU E-MAIL PARA BAIXAR